NOTÍCIAS

Presidente da OMEP/BR/MS e OMEP/Brasil participa de Assembleia geral da RNPI, no RJ

09 de Dezembro de 2015
Por Assessoria OMEP/BRASIL com informações RNPI

Mais de 90 pessoas, de 59 organizações, participaram da Assembleia Geral da Rede Nacional Primeira Infância, que aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro, no Rio de Janeiro. O encontro presencial, que também contou com a presença da presidente da OMEP/BR/MS e OMEP/Brasil, professora Maria Aparecida Salmaze, foi um momento de fortalecimento das relações entre os integrantes, e mostrou um pouco das realizações da Secretaria Executiva, dos Grupos de Trabalho e das Redes Estaduais pela Primeira Infância ao longo de 2015, e o caminho a ser trilhado ao longo de 2016 na luta pelos direitos das crianças pequenas.

A primeira parte da Assembleia, contou com a apresentação do relatório das atividades da Secretaria Executiva ao longo de 2015, pelos integrantes da S.E Claudius Ceccon, Beatriz Pérez, Simone Valadares, Vital Didonet, Rosa Maria Mattos, e a nova coordenadora da Secretaria Executiva, Maria Mostafa, do CECIP. No eixo do fortalecimento institucional, a RNPI cresceu, com a adesão de 17 novas organizações, inclusive em estados que ainda não tinham representação na RNPI, como Goiás e Espírito Santo. De acordo com dados preliminares, 120 organizações estão com a participação ativa na RNPI, e as ONGs são responsáveis por quase metade dos integrantes.

Na linha de advocacy, a RNPI acompanhou e apoiou o Marco Legal da Primeira Infância (PLC 14/2015), que tramita no Senado, participou da campanha contra a PEC 171, que aprovou a redução da maioridade penal para crimes hediondos na Câmara dos Deputados, e articulou a criação do “Orçamento Primeira Infância”, junto ao Conanda.

A Comunicação da RNPI teve um bom desempenho ao longo do ano de 2015, mantendo a constância da publicação dos clippings semanais e boletins mensais, que estão sendo enviados para um público de mais de mil pessoas, que se cadastraram no site. O site e o Facebook da RNPI também tiveram crescimento de acesso ao longo do ano, fortalecendo as ações de comunicação das organizações integrantes e divulgando temas importantes sobre a primeira infância para públicos ampliados.

A apresentação também contemplou os projetos: um projeto finalizado (Seminário Nacional Currículo e Avaliação da Educação Infantil) e três projetos em andamento (Paternidade, Criança e a Cidade, e Observatório da Primeira Infância). E o relatório financeiro da Secretaria Executiva, cujo aporte financeiro foi repassado majoritariamente pelas organizações Instituto C&A e Fundação Bernard van Leer.

Maria Thereza Marcílio, da Avante, falou sobre as atividades do projeto Global Leaders for Early Childhood, que conta com a parceria da Rede Nacional Primeira Infância, e que teve encontro presencial em Salvador, no mês de setembro.

Plano de Ação 2016 e decisões da Assembleia

No dia 27, foi apresentada e aprovada junto a Assembleia o Plano de Ação da Secretaria Executiva da RNPI para 2016, que dará continuidade às linhas de ação de advocacy e desenvolvimento institucional, além do projeto sobre Primeira Infância, Cidade e Meio Ambiente. Foi aprovada também a elaboração de um projeto para revisão e reimpressão do Plano Nacional Primeira Infância, e a atualização da identidade visual da RNPI, que terá uma nova logomarca elaborada pelo cartunista Claudius Ceccon e aprovada pelos integrantes da RNPI.  Outro tema em debate foi a entrada de novos membros. Ficou acordado na assembleia que a Secretaria Executiva proporá uma revisão do questionário inicial de entrada, de forma que refine as respostas dos interessados em ingressar na RNPI, e que o Grupo Gestor se reunirá ao longo de 2016 para reavaliar o tema no Regimento Interno da RNPI.

Em seguida, Vital Didonet, assessor legislativo da Rede Nacional Primeira Infância mediou a discussão sobre as Redes Estaduais pela Primeira Infância. Luzia Lafite, representantes da REPI do Ceará, Naisandra Mota, do Maranhão, Valéria Aguiar, de Pernambuco, Maria Rosa da Silva, de Alagoas, Maria Aparecida Salmaze, do Mato Grosso do Sul, Ana Marcílio, da Bahia, Edna Fernandes, do Rio Grande do Norte, Lia Mattos, de Santa Catarina, e Elizabeth Ristow, da REPI do Paraná, que ainda está em construção – expuseram para a assembleia suas experiências e desafios.

Seminário Internacional sobre Marco legal da Primeira Infância começa nesta terça-feira
. - ver mais
Criança Segura e Papo de Mãe lançam a campanha “Quero meu parquinho seguro”
. - ver mais