NOTÍCIAS

V Seminário Nacional de Educação da OMEP/BRASIL reúne profissionais de todo o país em Campo Grande/MS

30 de Setembro de 2015
Por Assessoria

Um espaço dedicado à discussão de diferentes abordagens históricas da Educação Infantil no país. Foi com esse objetivo que a OMEP/BRASIL promoveu neste mês de setembro o V Seminário Nacional de Educação da entidade, com o tema “O Brasil e seus Brasis – trajetória e contribuições da Educação da Infância”. O evento foi realizado nos dias 24 e 25/09, no teatro Glauce Rocha, em Campo Grande/MS.

A 5ª edição do evento contou com a presença de palestrantes de todo o País, que abordaram questões envolvendo musicalização, contação de histórias para bebês e demais crianças, desenvolvimento na Primeira Infância, entre outras. Um dos pontos citados com maior frequência, foi a relevância da meta nº1, estabelecida pelo Plano Nacional da Educação, que propõe a universalização, até 2016, da Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade, bem como a ampliação da oferta de Educação Infantil em Creches.

“Nós temos discutido e lutado ao longo desses 62 anos da OMEP, todos os marcos legais que o nosso País possui quando o assunto é a defesa da educação. Em questão ao PNE, à meta 1, que é a meta que defende a questão da educação infantil, nós decidimos (presidentes das OMEPs) em Assembleia, neste mês de setembro, que vamos fazer um observatório e vamos monitorar o cumprimento dessa meta, seja nos planos estaduais ou municipais, e no Brasil a OMEP vai acompanhar e monitorar o cumprimento dessas metas da mesma maneira”, declarou o professor Luís Fernando Araújo da Silva, presidente da OMEP/BR/Maranhão e representante do Fórum Estadual de Educação de São Luís/MA.

Entre os profissionais de Mato Grosso do Sul que também marcaram presença, a professora Ordália Alves Almeida, coordenadora do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil e dos cursos de Extensão em Educação Infantil/UFMS-MEC, falou sobre o tema escolhido para o evento que, segundo ela, promove um importante momento de reflexão sobre a educação infantil no Brasil.

“Eu considero que a OMEP foi muito feliz na escolha do tema do seminário, trazendo a questão do resgate da história da educação da infância. (...) Como professora da área de fundamentos, da área educação infantil, penso que esse tema é de extrema relevância para todos os participantes, para que nós possamos considerar a criança de hoje como sujeito de direito, mas não perdendo de vista que isso resultou de um movimento social. (...) Nós estamos construindo uma história de valorização da infância e do sentimento de infância”, declarou a pedagoga.

Para a presidente da OMEP/BRASIL, professora Maria Aparecida Salmaze, que também preside a Organização em Mato Grosso do Sul, a força dos eventos promovidos pela OMEP no País se traduz pela procura, cada vez maior, de vagas para participação nos encontros e seminários. “No último encontro realizado no Estado, em junho deste ano, reunimos mais de mil pessoas, como educadores, acadêmicos e profissionais da educação, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. A nossa expectativa é trazer sempre temas recorrentes e que promovam a reflexão sobre a Educação da Primeira Infância”, declarou a presidente.

A representante máxima da entidade no Brasil ainda falou sobre os desafios que estiveram presentes durante a organização do evento. “Não é fácil lidar com a extensão do nosso país. Trazer os presidentes das OMEPs das cinco regiões do Brasil foi fantástico. Nós pudemos acompanhar palestras tratando sobre políticas, atividades desenvolvidas em cada região, sobre o brincar. Foi um grande desafio, mas eu gosto de desafios proponho esses desafios para eles. (...) Nós começamos a trabalhar no seminário em janeiro deste ano, organizamos o evento e ainda sediamos uma assembleia nos dias que o antecederam. Foi um grande desafio”, completou a presidente.

Apresentações marcantes

Além de palestras e rodas de conversa, marcas registradas dos eventos da OMEP, os participantes do seminário contaram com diversas apresentações culturais marcantes durante os dois dias de evento. Foram interpretações de músicas pelas crianças e colaboradores, danças típicas e capoeira, apresentações circenses, do coral, fanfarra e do grupo de violeiros da entidade, todos do projeto de atividades lúdicas da OMEP/BR/MS.

Muitos momentos ficarão na memória daqueles que estiveram presentes no teatro Glauce Rocha nos dois dias de evento, mas um dos pontos altos do encontro que certamente chamou a atenção de todos foi a interpretação do Hino da OMEP, cantado pelas professoras do projeto Ludicidade, da OMEP/BR/MS, com participação do músico regional, Cristiano Madureira. Essas e outras apresentações e homenagens que ocorreram durante o evento, estão disponíveis no canal da OMEP/BRASIL no facebook.

Acesse https://www.facebook.com/omepbrasil

 
 
Seminário Internacional sobre Marco legal da Primeira Infância começa nesta terça-feira
. - ver mais
Criança Segura e Papo de Mãe lançam a campanha “Quero meu parquinho seguro”
. - ver mais
Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente entrega carta contra retrocessos ao MPF
. - ver mais
Plano Nacional de Educação completa dois anos com atraso no cumprimento de metas
O PNE prevê que todas as crianças e jovens de 4 a 17 anos devem estar matriculados nas escolas até o fim deste ano. - ver mais
EAD, sim senhor! Estudar à distância é melhor do que você imagina
. - ver mais
Home
Prêmios
Depoimentos
Contato
Projetos
Institucional
Cursos
Eventos
Notícias
Artigos
Contato:
End: R. Barão de Ubá, 556
Bairro: Tiradentes
Cep: 79041-430
Cidade: Campo Grande-MS 
Tel: (67) 3341-1013 
Fax: (67) 3341-6972
OMEP/BRASIL © 2002 a 2014 - www.omep.org.br