NOTÍCIAS

Assembleia Geral Ordinária da OMEP/BRASIL reúne presidentes de federações e associações de todo o país em Campo Grande/MS

29 de Setembro de 2015
Por Assessoria

Uma reunião entre presidentes e representantes das OMEPs de todas as regiões do País marcou os dias que antecederam o V Seminário Nacional de Educação da OMEP/BRASIL, em Campo Grande/MS. A assembleia Geral Ordinária foi realizada nos dias 22 e 23 de setembro, na sede da OMEP/BR/MS, no bairro Tiradentes, região leste da capital.

Durante o encontro, foram apresentados projetos realizados no último ano pelas federações e associações da OMEP pelo Brasil. Responsável pela abertura da Assembleia, a presidente da organização no país, professora Maria Aparecida Salmaze, iniciou os trabalhos com um breve comentário sobre eventos de sucesso realizados recentemente, como o 19º Congresso brasileiro de Educação Infantil ocorrido no Maranhão, em agosto de 2013.

Entre os representantes que falaram sobre suas regiões, esteve a vice-presidente da Instituição pela região Sudeste, professora Valdete Tereza da Costa Asevedo, que comentou sobre as ações realizadas no interior do Estado do Rio de Janeiro. São projetos de troca de brinquedos, de leitura, brincadeiras em praças e parques, realização de seminários, encontros regionais, cursos, palestras e oficinas, além de diversos movimentos que envolvem 15 municípios, cinco do Rio de Janeiro, cinco de São Paulo e outros cinco de Minas Gerais.

“Nas ações em Resende, fazemos uma palestra bem rápida para os pais e em seguida a gente sai para uma oficina de construção de brinquedos com material reciclável e depois eles brincam com as crianças. Essa participação tem uma importância muito grande e esse é um projeto que já passamos por vários bairros da região”, comentou.

Além das apresentações de projetos e ações, foram levantadas diversas questões para a reflexão. O professor Roberto Mauro Gurgel, vice-presidente OMEP/Brasil pela região Nordeste falou sobre a importância da organização atuar tanto pela educação como em outros setores relacionados.

“Acredito que nós da OMEP temos que trabalhar também no sentido de construir uma vida diferente, dai a necessidade de falar pela educação pela paz. Eu sou do Conselho Estadual do Maranhão e fui levado pela indicação de membros do colegiado de Educação Infantil, eu acho que na realidade, me sinto feliz na luta pela educação infantil mas também por poder atuar em parceria com várias áreas que também abraçam as nossas causas”, declarou Gurgel.

O encontro contou ainda com depoimentos de presidentes e representantes de Federações e Associações da OMEP de outras regiões, tais como Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Acre, Mato Grosso e Distrito Federal, além, de falas gerais sobre as cinco regiões do País.

OMEP/BR/MS

As apresentações sobre o trabalho realizado em MS também estiveram na pauta. A presidente da organização no Brasil e Também no Estado, professora Maria Aparecida Salmaze, falou sobre a força da instituição em quase 40 anos de história. “Um ponto muito importante que deve ser salientado é que, aqui no estado, nós temos parcerias com todas as universidades e faculdades de Mato Grosso do Sul. Todos nos ajudam em nossas ações e eventos, seja com sacolas, canetas, impressões e sempre se fazem presentes nos nossos encontros”, explicou.

Sobre o trabalho realizado na capital e no interior do estado, os participantes da assembleia ainda puderam saber um pouco mais sobre os projetos de assistência social e de capacitação profissional, desenvolvidos pela associação da OMEP/BR/MS/Campo Grande, presidida pelo administrador Rodrigo Messa Puerta, bem como sobre as atividades desempenhadas pelo IEMS – Instituto de Educação Infantil mantido pela OMEP/BR/MS no bairro Tiradentes, região leste de Campo Grande.

Seminário Internacional sobre Marco legal da Primeira Infância começa nesta terça-feira
. - ver mais
Criança Segura e Papo de Mãe lançam a campanha “Quero meu parquinho seguro”
. - ver mais