INSTITUCIONAL

A OMEP/Brasil

A Organização Mundial para Educação Pré-Escolar, OMEP, é uma entidade filantrópica, que foi criada em 1948 e que se ocupa de todos os aspectos relacionados ao cuidado e à educação de crianças de 0 a 5 anos.

A instituição atua em 70 países, em 5 regiões mundiais, em benefício de uma realidade social que promova e permita o pleno desenvolvimento do ser humano. No Brasil, a OMEP foi a primeira instituição a defender políticas públicas voltadas à qualidade da Educação Infantil, em 1953. Tem contribuído, significativamente, com conquistas sociais brasileiras no que tange aos direitos das crianças (artigo 277 da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente, Constituições Estaduais, Leis Orgânicas, Diretrizes Curriculares Nacionais, FUNDEB, entre outros) e à qualificação e valorização dos profissionais da Educação.

Tem o mérito histórico de atendimento filantrópico a milhares de crianças em todo território nacional, por meio de creches gratuitas e programas sociais diversos. Em 58 anos de atuação no Brasil, contemplou, aproximadamente, 50 mil profissionais da Educação com formação continuada.

Por seus méritos históricos e por sua gestão ética, a OMEP é reconhecida como uma instituição de referência internacional na área da Educação. No Brasil, a OMEP integra redes, fóruns, conselhos e estabelece parcerias com institutos, universidades, faculdades, Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. É oficializada, mundialmente, como entidade consultiva da ONU, UNESCO e UNICEF, e premiada por instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais.

Declarada de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal, a OMEP está inscrita em Conselhos Municipais de Assistência Social, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Municipais de Educação em diversos locais do país, possuindo, ainda, Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS.

Missão estratégica

• Desenvolvimento e publicação de pesquisas;
• Atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco;
• Atuação em parceria com a Sociedade e o Poder Público em prol de uma realidade social que promova e permita o pleno desenvolvimento do ser humano.

Missão
Promover a educação, a defesa dos direitos da criança e o aprimoramento dos recursos humanos envolvidos na Educação Infantil. Atuar na formação continuada dos profissionais da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Visão 
Para manutenção de suas atividades, a OMEP realiza cursos, encontros e seminários. Estas ações têm, também, o objetivo de defender e contribuir para a formação inicial e continuada, habilitação, qualificação e profissionalização de recursos humanos destinados à Educação, prioritariamente à Educação Infantil, e, também, depende de doações da sociedade civil de parcerias com a iniciativa privada e o poder público.

Finalidades
a) Defender a criança, enquanto cidadã, sujeito de direito;

b) Promover, incentivar e contribuir com ações que visem a universalização e democratização da educação;
c) Oferecer programas de capacitação ao jovem aprendiz, buscando acomodá-lo no mercado de trabalho;

d) Promover a educação de forma interdisciplinar e integrada a outros setores da Política Social, tais como saúde, assistência e cultura;

e) Defender, contribuir e oferecer formação inicial e continuada, habilitação, qualificação e profissionalização de recursos humanos destinados aos profissionais da educação.

f) Promover a realização de eventos: congressos, encontros, seminários, cursos, a divulgação, o intercâmbio de estudos, pesquisas e experiências através de publicações e outros meios de comunicação que divulguem os trabalhos realizados pela entidade;

g) Manter intercâmbio, cooperação e assessorias com quaisquer entidades de direito público ou privado que desenvolvam programas de educação, no Brasil ou no exterior, especialmente aqueles voltados para educação e cuidados com a criança e o adolescente, na melhoria das condições da vida familiar;

h) Realizar atendimento de cunho filantrópico em instituições e centros de educação infantil, que assegure atendimento educacional, assistencial, social, médico e odontológico à criança e à comunidade;

i) Estimular a criação e o desenvolvimento de associações municipais, com vista ao fortalecimento de suas atividades.

Histórico das Presidências da OMEP/Brasil

Presidente

Gestão

Sabóia Lima 1953 – 1955
Laura Jacobina Lacombe 1955 – 1980
Vital Didonet 1980 – 1987
Pedro Demo 1988 – 1995
Elâine Paes e Lima 1995 – 1998
Rosa Emilia de Araujo Mendes 1998 – 2001
Maria Cecília Amendola da Motta 2001 – 2007
Maria Aparecida Salmaze 2008 - 2015
Home
Prêmios
Depoimentos
Contato
Projetos
Institucional
Cursos
Eventos
Notícias
Artigos
Contato:
End: R. Barão de Ubá, 556
Bairro: Tiradentes
Cep: 79041-430
Cidade: Campo Grande-MS 
Tel: (67) 3341-1013 
Fax: (67) 3341-6972
OMEP/BRASIL © 2002 a 2014 - www.omep.org.br